quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Ser cidadão tem um preço...




Um blog é isso mesmo, um diário pessoal, mas que aceitamos partilhar. Com os riscos que, daí, sucedem.


O pessimismo que vou sentindo marca o meu quotidiano actual; continuo, contudo, a lutar pelas causas que estruturam a minha vida. Não permito o prazer de verem a minha desistência, a ninguém.


Neste momento, por exemplo, estou constituído arguido em 2 processos judiciais. Corre, ainda, ao que sei, um requerimento de militantes locais do PS/Marco para que eu e outro Camarada sejamos expulsos do dito Partido, por infidelidade


Em todos, um denominador comum : denunciei abusos e "malfeitorias" de quem tem Poderes e abusa deles, exprimi a minha opinião, critiquei.


Vamos por partes :


Caso 1 - Neste blog, em Novembro, escrevi o texto "Prostituição política em Estremoz". Convido a uma re-leitura. Logo, "honras ofendidas" se levantam e, juntamente com mais 2 cidadãos (estou bem acompanhado e só o estatuto de arguido me impossibilita de dizer mais sobre quem são), sou acusado de ter "vexado" o recem-eleito Senhor Presidente da Câmara de Estremoz e a Vereadora "eleita pelo PS mas que a troco do vencimento de Vereadora a tempo inteiro declara que passa a integrar quem ganhou, o tal movimento MIETZ". Bom, como se o vergonhoso acto desse "casal autárquico" não fosse público e alvo de chacota nos meios políticos locais e do Alentejo. Lá me defenderei.


Caso 2 - Porque há 25 anos que ando no Mundo do desenvolvimento pessoal e social, fartei-me de ver tanto oportunismo, incompetência e "sacanagem" no mercado da formação profissional e resolvi, juntamente com outros cidadãos do ramo, começar a denunciar, identificando-me (só os "moluscos" são anónimos) e nomeando os infractores, os imensos casos e práticas que fazem denegrir essa actividade. Já redigi 14 denúncias, todas fundamentadas. Sei que algumas estão a conduzir a inquéritos e investigações, um pouco por todo o País. Uma "donzela ofendida" (neste caso uma instituição, por sinal, também, de Estremoz) vem acusar-me (coincidência ?) também de "afirmações vexatórias", ou seja, afinal era mentira o que todos sabem continuar a ser verdade : eles não contratavam formadores por um valor e, depois, obrigavam-nos a fazer um donativo "forçado" de 10% para a Instituição ...; na queixa, também estou muito bem acompanhado por mais 2 arguidos, mas o estatuto obriga-me a ficar por aqui.


Caso 3 - Por inconfidência de alguém, soube que um grupo de "neo-militantes" do PS do Marco (talvez daqueles que, vindos da área do CDS, foram responsáveis pelo brilhante desastre eleitoral de Outubro) requereu a minha expulsão do PS, juntamente com outro Camarada (Rolando Pimenta), por falta de fidelidade ao líder da Concelhia, expressa em textos escritos de crítica à estratégia (?) e prática eleitoral, nas Autárquicas. Bom, se alguém está a mais no PS, acho que não sou eu...; a Declaração de Princípios do PS diz, com clareza, que no PS não há delitos de opinião. Muito menos "peronismo" ou "presidencialismo".


Pois é.

A Cidadania custa algo. Mas não podemos dizer que a defendemos, se não a exercermos e assumirmos os riscos.

Mas vou continuar assim, prevendo já que vou coleccionar estatutos de arguido em muitas ocasiões.




Sem comentários:

Enviar um comentário